Dia de Doar
O Dia de Doar promove a cultura de doação, conectando pessoas a causas sociais e ambientais importantes para suas comunidades e para o país. A cada ano, a iniciativa catalisa o apoio a organizações da sociedade civil que trabalham para melhorar a vida de milhões de brasileiros, fomentando a participação de todos na construção de um mundo mais doador e generoso.

Lançado informalmente em 2013 e abraçado pelo Movimento por uma Cultura de Doação em 2014 , a ação mobiliza pessoas, famílias, escolas e empresas para que façam doações e compartilhem essa ideia em suas redes sociais usando as hashtags #DiadeDoar e #GivingTuesdayBrasil e as peças de comunicação colocadas à disposição no site www.diadedoar.org.br.
Quem quiser participar pode se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa de doação. As campanhas comunitárias acontecem de maneira independente, assim como as temáticas, a exemplo do Dia de Doar Kids, lançado em 2019 com o objetivo inspirar e trazer dicas para que as crianças conheçam mais sobre o assunto, descubram suas causas preferidas e também criem ações de doação.
O Dia do Doar surgiu nos Estados Unidos um ano antes de chegar ao Brasil, já se espalhou formalmente por 55 países e tem ações realizadas em 190 nações. Lá fora, a ação ganhou o nome de GivingTuesday. A iniciativa acontece sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day celebrado em alguns países da América do Norte.
O Brasil se tornou um dos primeiros países a aderir à campanha criada em 2012 pela 92Y, organização sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque, e tem a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação, como sua representante formal junto ao organizador. Hoje em dia o Dia de Doar é uma referência mundial para outros países que participam do movimento.
Veja os resultados da edição 2019:
R$ 2,3
milhões arrecadados na edição 2019
30
campanhas realizadas
42
milhões de pessoas alcançadas
100
histórias de doação compartilhadas