Com informações do Fórum da Comunidade MCD
Em 2022, o Dia de Doar será celebrado em 29 de novembro. A data, criada internacionalmente como #GivingTuesday, surgiu como um contraponto à Black Friday e busca estimular a doação. Recentemente oficializada como um dos ‘mandatos por iniciativa’ do Movimento por uma Cultura de Doação – a campanha nacional está convidando pessoas para se integrarem ao engajamento voluntário na "fazeção" necessária para que esse dia aconteça cada vez melhor e maior.
A jornalista e ativista Carol Farias, líder da iniciativa, está à procura de co-líderes para áreas específicas que possam se dedicar ao Dia de Doar. “O tempo de dedicação em cada grupo de trabalho varia de acordo com a disponibilidade das pessoas interessadas. Quanto mais ativamente cada um se envolver, mais pessoas poderão se mobilizar para participar da campanha”, disse Carol.
O objetivo central é fazer com que todas as pessoas doem: seja tempo, dinheiro, roupas, sangue… o potencial de cada um é imenso. Farias também lembra da importância do compartilhamento nas redes sociais, com a hashtag #diadedoar, inspirando outras pessoas a fazerem o mesmo. Em 2021, o Brasil foi um dos destaques do relatório internacional do #GivingTuesday pelo alcance nas redes sociais.
A chamada de voluntários quer fortalecer cada uma das quatro frentes de atuação abaixo:
Comunicação - O Dia de Doar é uma campanha de comunicação, logo, a frente de comunicação é uma das mais importantes da nossa mobilização. Caso você tenha acessos dentro de emissoras, jornalistas, mídia out of home, influenciadores digitais, celebridades e artistas, você tem tudo para levar para mais pessoas a nossa mensagem.
Participe do grupo de whatsapp neste link.
Comunidades - As Campanhas Comunitárias promovem a doação da comunidade para a própria comunidade, buscando o engajamento local das pessoas. Liderar uma campanha comunitária é uma grande responsabilidade, e também uma grande oportunidade de fomentar a cultura de doação em todo o território. É preciso ter acesso a várias outras instituições, públicas, privadas e do terceiro setor, além de um coração generoso e muita dedicação.
Participe do grupo de whatsapp neste link.
Empresas - De marcas globais a pequenas empresas, as pessoas se reúnem de várias maneiras para mostrar a união em comemoração ao Dia de Doar. Você trabalha ou conhece empresas que gostariam de implementar programas de engajamento solidário de seus colaboradores? Convide-as a promover campanhas do Dia de Doar!
Participe do grupo de whatsapp neste link.
Terceiro Setor - Tanto as campanhas comunitárias quanto as campanhas desenvolvidas individualmente, geralmente são conduzidas por OSCs. São elas que efetivamente engajam suas comunidades para que façam doações neste dia, e todos os dias. Quanto mais instituições estiverem participando, mais pessoas serão incentivadas a doar.
Participe do grupo de whatsapp neste link.
Para saber mais sobre o Dia de Doar, acesse diadedoar.org.br.
Commentaires