
Por Cris Ramos, mestranda em Design na Unisinos e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação
Publicado originalmente no Vozes do MCD
Tenho pensado muito sobre a conexão entre a doação, os princípios 5 e 7 da cultura cooperativista e a cooperação. E sobre como podemos conectar todos esses movimentos para tornar a sociedade mais próspera.
Doar é oferecer generosamente e gratuitamente alguma coisa a alguém. É se colocar em movimento tendo a consciência de que fazemos parte de um processo para promover transformações positivas para nós mesmos, para a nossa família, para as comunidades. É um ato de empatia.
Uma cultura cooperativista é pensar no econômico e no social, no individual e no coletivo, é trabalhar em conjunto para atingir um bem comum ao receber e redirecionar o que recebeu fortalecendo as comunidades. É um ato de cidadania.
O princípio 5 da cultura cooperativista promove a educação, formação e informação. E o princípio 7 é o interesse pela comunidade. Esses dois princípios evidenciam a importância de termos um olhar para a evolução humana, sem deixar ninguém pra trás. É um ato de solidariedade.
Cooperar é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar equidade, é valorizar as pessoas, é contribuir e se comprometer com o futuro e com o desenvolvimento das comunidades. É um ato de cuidado.
Os princípios da cultura cooperativista fazem com que o cooperativismo, mais do que um modelo de negócio, seja uma filosofia de vida. E o ato de doar não poderia também ser visto como uma filosofia de vida?
A cooperação é uma habilidade que, segundo o sociólogo Richard Sennett, “requer a capacidade de entender e mostrar-se receptivo ao outro para agir em conjunto”. E o ato de doar não poderia também ser visto como um ato de cooperação?
E se o movimento cooperativista usasse sua rede para que diferentes atores pudessem cooperar em prol de uma educação para a generosidade, uma educação que fortalece a cultura de doação? Será que não teríamos uma cultura de doação mais enraizada, forte e vibrante? Acredito que sim!
Comments