Doar é cooperar


Imagem: Freepik

Por Cris Ramos, mestranda em Design na Unisinos e integrante do Movimento por uma Cultura de Doação


Publicado originalmente no Vozes do MCD




Tenho pensado muito sobre a conexão entre a doação, os princípios 5 e 7 da cultura cooperativista e a cooperação. E sobre como podemos conectar todos esses movimentos para tornar a sociedade mais próspera.


Doar é oferecer generosamente e gratuitamente alguma coisa a alguém. É se colocar em movimento tendo a consciência de que fazemos parte de um processo para promover transformações positivas para nós mesmos, para a nossa família, para as comunidades. É um ato de empatia.


Uma cultura cooperativista é pensar no econômico e no social, no individual e no coletivo, é trabalhar em conjunto para atingir um bem comum ao receber e redirecionar o que recebeu fortalecendo as comunidades. É um ato de cidadania.


O princípio 5 da cultura cooperativista promove a educação, formação e informação. E o princípio 7 é o interesse pela comunidade. Esses dois princípios evidenciam a importância de termos um olhar para a evolução humana, sem deixar ninguém pra trás. É um ato de solidariedade.


Cooperar é acreditar que ninguém perde quando todo mundo ganha, é buscar equidade, é valorizar as pessoas, é contribuir e se comprometer com o futuro e com o desenvolvimento das comunidades. É um ato de cuidado.


Os princípios da cultura cooperativista fazem com que o cooperativismo, mais do que um modelo de negócio, seja uma filosofia de vida. E o ato de doar não poderia também ser visto como uma filosofia de vida?


A cooperação é uma habilidade que, segundo o sociólogo Richard Sennett, “requer a capacidade de entender e mostrar-se receptivo ao outro para agir em conjunto”. E o ato de doar não poderia também ser visto como um ato de cooperação?


E se o movimento cooperativista usasse sua rede para que diferentes atores pudessem cooperar em prol de uma educação para a generosidade, uma educação que fortalece a cultura de doação? Será que não teríamos uma cultura de doação mais enraizada, forte e vibrante? Acredito que sim!

horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on
horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on

Cadastre seu e-mail

E acompanhe as novidades sobre cultura de doação.