top of page

Governança

Foto: Gazeta do Povo

O Movimento por uma Cultura de Doação é uma rede colaborativa, de pessoas e organizações engajadas em promover a cultura de doação no Brasil. Contamos com apoio do GIFE como nossa incubadora, por onde operamos administrativamente. Temos uma estrutura de governança colegiada, organizada em comitês. Contamos com uma coordenação executiva contratada, que faz a gestão dos projetos, da comunicação e do relacionamento com parceiros. 

Governança espaço MCD_171221-35.png

SOMOS UMA REDE DE COMPROMISSO SOCIAL tecida com a mobilização de indivíduos e pessoas jurídicas, a partir da percepção de um problema que coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento social. A percepção ampliada da sociedade atrai pessoas para se articularem em torno de um propósito e objetivo comuns, atuando com a preservação da identidade original de cada participante.

NOSSA VISÃO E PROPÓSITO sobre a cultura de doação estão expressas no Manifesto do Movimento.

NOSSO PROPÓSITO pode ser expresso:

  • Defender a doação como um fenômeno social, entendendo suas forças impulsionadoras e buscando provocar reflexão sobre sua potencialidade.

  • Cocriar estratégias de atuação a partir das grandes imagens formadas pela interação da comunidade (membros do MCD).

  • Incentivar a produção, a disseminação e a troca de conhecimento sobre a cultura de doação.

  • Ser uma voz ativa e coletiva em defesa da cultura de doação no Brasil.

PRINCÍPIOS DA NOSSA GOVERNANÇA dividem-se em 5 pilares:

  1. Atuar em rede  para que todos tenham autonomia para se expressar e realizar suas aspirações dentro do Movimento.

  2. Ampliar a capilaridade para chegar mais longe, incluindo uma grande diversidade de pessoas e organizações.

  3. Fortalecer a coordenação para que possa apoiar as ideias e mandatos que surjam dentro da comunidade do Movimento.

  4. Potencializar a colaboração de modo que os integrantes se sintam parte ativa de um movimento que promove a doação para uma sociedade civil organizada vibrante e autônoma.

  5. Buscar sempre a ativação estimulando o protagonismo dos integrantes.

image.png

COMITÊ COORDENADOR

 

O Comitê Coordenador é a principal instância de governança, responsável pela articulação necessária para que o movimento aconteça.


O propósito do Comitê é formular os processos fundamentais para o bom funcionamento do MCD, para garantir que permaneça como um espaço de troca e reflexão sobre qual tipo de doação queremos estimular – onde coexistem diferentes visões e opiniões – e um ambiente de inspiração para novas iniciativas de promoção da cultura de doação.

 

Todas as ações do Comitê Coordenador são norteadas pelas grandes imagens trazidas pela comunidade, formadas a partir das interações do grupo.

O Comitê é composto por um número mínimo de quatro e máximo de oito pessoas. A quantidade varia de acordo com a análise da gestão em exercício e do desenvolvimento natural das dinâmicas do Movimento. Membros do comitê coordenador surgem a partir da comunidade de forma orgânica e voluntária e podem variar de acordo com as fases do MCD: há momentos em que o Movimento está mais vibrante e, em outros, menos. O Comitê Coordenador atualmente é composto por oito pessoas e conta com apoio de uma coordenação executiva: 

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

As atividades desenvolvidas pelo Movimento se estruturam por meio de MANDATOS. Cada mandato tem uma liderança com autonomia para tomar decisões e conduzir suas tarefas. Os mandatos são divididos em dois tipos:

  • mandatos de sustentação

  • mandatos por iniciativas

1. MANDATOS DE SUSTENTAÇÃO

 

Os Mandatos de sustentação cuidam dos processos fundamentais para o bom funcionamento do MCD e são contínuos. São liderados por integrantes do comitê coordenador – que também se constitui como um mandato de sustentação – e tem uma natureza perene. Eventualmente podem ser finalizados ou reestruturados a partir de, por exemplo, um novo planejamento estratégico, mas em geral são contínuos porque zelam por processos estruturantes para o funcionamento do MCD.  Atualmente existem 4 mandatos e 2 submandatos.

  1. Mandato Comunicação  - Líder Andréa Wolffenbüttel

  • Submandato Curadoria de conteúdo - Líder Patrícia Kunrath

  • Submandato  LinkedIn -  Líder Joana Ribeiro Mortari

   2. Mandato Mobilização de Doações - Líder Vivian Fasca

​   3. Mandato Planejamento Estratégico e Gestão Financeira - Líder Erika           Sanchez Saez

  4. Mandato Engajamento da Comunidade - Líder Joana Ribeiro Mortari

  

Liderança de Submandato

2.MANDATOS POR INICIATIVA

 

Os mandatos por iniciativa nascem à partir da comunidade do MCD, todos os membros do MCD podem se tornar líderes de mandato, mas para que o mandato surja é necessário que ele cumpra alguns requisitos, como:
 

1. Tem uma tarefa clara (o que será feito)

2. É assumido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas (líderes de mandato)

3. Por um tempo definido (tem início e fim)

4. Há uma intenção e propósito pré-estabelecidos (o que se pretende alcançar)

Abaixo os mandatos por iniciativa do MCD:

Incubação
Logo_GIFE-01.png
bottom of page