Acerca de

Line separator

Perguntas Frequentes (FAQ)

Foto: Gazeta do Povo

1.   O que é Cultura de Doação?

 

Para o MCD, Cultura de Doação é um conjunto de comportamentos, símbolos e valores que se expressam no compartilhamento habitual e voluntário de recursos privados em busca de uma sociedade justa, equitativa e sustentável.

 

2.   O que é o Movimento por uma Cultura de Doação?

 

Criado em 2013, o MCD é uma articulação ampla, formada por pessoas e instituições que se reúnem, de maneira voluntária, informal e orgânica, para semear e germinar ideias para a promoção da Cultura de Doação no Brasil. Somos uma rede, horizontal e democrática, composta por organizações e cidadãos interessados no tema.

3.   Qual é o propósito do Movimento?

O propósito do MCD é trabalhar para alcançar o modelo de sociedade  expresso em seu manifesto: “Sonhamos com uma sociedade onde as pessoas doam generosamente. Onde causas e organizações recebem os recursos necessários para cumprir seu papel e compor uma sociedade civil organizada, vibrante, forte, autônoma, e com isso a democracia fica mais forte. Onde cada cidadão tem consciência do seu papel social e da relevância da sua doação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da sua comunidade e do nosso país. Onde doar se tornou cultura". Para ler o manifesto completo, acesse doar.org.br/quemsomos.

 

4.   Quem faz parte do Movimento?

 

O MCD é formado por uma ampla rede de organizações e indivíduos interessados na promoção da Cultura de Doação no País. Hoje, somos aproximadamente 250 integrantes, de diversos locais do Brasil e fora dele. Nesse universo, uma grande parte dos integrantes  participa como indivíduo e/ou representante de organizações que atuam pela causa da Cultura de Doação. Para conhecer os integrantes do Movimento, visite a página doar.org.br/governanca

 

5.   Como posso fazer parte do MCD? Quais as etapas?

Todas as pessoas interessadas em promover a Cultura de Doação podem se candidatar e fazer parte do grupo do Movimento por uma Cultura de Doação. Para começar o processo de integração, é preciso encaminhar seus dados e as motivações para participar do Movimento para movimento@doar.org.br.

 

6.   O que são as diretrizes do MCD? Como eu posso aplicá-las?

 

As diretrizes do MCD são linhas orientadoras de atuação para todos aqueles que queiram promover a Cultura de Doação. Elas foram elaboradas através de uma força-tarefa, que reuniu mais de 70 voluntários  para uma concepção coletiva. O resultado são as seguintes diretrizes: (1) Educar para a Cultura de Doação; (2) Promover narrativas engajadoras; (3) Criar um ambiente favorável à doação; (4) Fortalecer as organizações da sociedade civil e; (5) Fortalecer o ecossistema promotor da Cultura de Doação.

 

Para conhecer as Diretrizes e descobrir como contribuir com elas, acesse: doar.org.br/diretrizes

 

7.   Como o MCD se mantém?

O MCD é mantido por meio de doações de dinheiro, tempo e habilidades, O Movimento é incubado pelo GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, que se responsabiliza por todo o arcabouço institucional e jurídico necessário para o funcionamento do MCD.

 

8.   Como o MCD é gerido?

 

O MCD nasceu em 2013, como uma articulação ampla – formada por indivíduos, organizações – para promover a Cultura de Doação no Brasil. Ao longo dos anos, enquanto atuava na promoção do tema e na produção de conhecimentos e capacidades sobre a Cultura de Doação, o MCD se dedicou a estruturar sua própria governança. Para isso, desenvolveu um modelo horizontal que promove, ao mesmo tempo, a colaboração e a independência de projetos alinhados com seus objetivos. Para conhecer a governança do MCD, acesse doar.org.br/governanca.


9.   Quais atividades o MCD realiza?

 

O MCD administra um espaço virtual de troca de informações e debates sobre a promoção da Cultura de Doação, organiza encontros para reunir seus integrantes e outros defensores da pauta, produz e publica conhecimento, divulga conteúdos, assim como dá apoio e participa de projetos que contribuem para o amadurecimento da Cultura de Doação no Brasil. Para conhecer as iniciativas do MCD, acesse doar.org.br/iniciativas

 

10.   Posso receber uma doação via MCD?

 

Não. O MCD atua no ecossistema da Cultura de Doação com o objetivo de promover o tema e estimular a conexão entre atores do setor filantrópico. Dessa forma, o Movimento em si não realiza apoio financeiro a projetos, tampouco promove causas que não estejam diretamente relacionadas ao seu tema prioritário.

No entanto, entre as iniciativas coordenadas pelo MCD, existe Fundo BIS, que já teve duas edições e apoia projetos que desenvolvem especificamente a Cultura de Doação. Acompanhe as nossas redes sociais para ficar atualizado sobre as chamadas do Fundo. 

 

11.   Como faço uma doação ao MCD?

 

Você pode fazer sua doação clicando aqui.

Caso queira apoiar de outra forma, escreva para movimento@doar.org.br.

 

12. Como o MCD investe os recursos que recebe via doação?

Os recursos recebidos, seja proveniente de doações de indivíduos, seja de organizações, são aplicados integralmente em desenvolvimento e fortalecimento do movimento e de suas atividades na promoção da Cultura de Doação. Você pode conferir o detalhamento dos gastos nesta página, na seção Transparência.