hands-people-friends-communication-45842
Line separator

Iniciativas

Foto: Rhoda Baer - Wikimedia commons

 

Força-tarefa

Os membros do Movimento por uma Cultura de Doação vêm refletindo, há muitos anos, sobre como articular uma agenda positiva para fortalecimento do ecossistema de doações no Brasil. 

Para evoluir nesse diálogo, foi criada uma Força-tarefa que tem a missão de coordenar esforços nessa direção. O ponto de partida desse trabalho foi um levantamento, realizado em 2019, que sistematizou informações já produzidas sobre o tema, levantou desafios e alavancas estratégicas e algumas recomendações iniciais para a discussão.

A partir desse mapeamento, foi iniciada uma articulação com especialistas e feito um processo de escuta com os integrantes do Movimento por uma Cultura de Doação. Foram, realizados dois workshops, com a participação de pessoas que representam a diversidade do setor.

O documento, que recebeu o nome de  Por Um Brasil + Doador, Sempre foi lançado no Congresso GIFE, em Agosto de 2020, e tem por objetivo mobilizar e concentrar esforços na promoção da doação entre os brasileiros e para servir de norte para quem atua e quer se envolver no fortalecimento do campo da doação. Desde 2019, o GIFE é a incubadora do Movimento por uma Cultura de Doação.

Foram sintetizadas, no documento, cinco grandes diretrizes com potencial para impulsionar o setor nos próximos cinco anos.

120198bd-7f13-4c76-83ab-eb55e52186dd_.jp

Foto: Acervo

WhatsApp%2520Image%25202020-08-04%2520at

Dia de Doar

O Dia de Doar promove a cultura de doação, conectando pessoas a causas sociais e ambientais importantes para suas comunidades e para o país. A cada ano, a iniciativa catalisa o apoio a organizações da sociedade civil que trabalham para melhorar a vida de milhões de brasileiros, fomentando a participação de todos na construção de um mundo mais doador e generoso.

Lançado informalmente em 2013 e abraçado pelo Movimento por uma Cultura de Doação em 2014 , a ação mobiliza pessoas, famílias, escolas e empresas para que façam doações e compartilhem essa ideia em suas redes sociais usando as hashtags #DiadeDoar e #GivingTuesdayBrasil e as peças de comunicação colocadas à disposição no site www.diadedoar.org.br.

Quem quiser participar pode se apropriar dos materiais e criar sua própria iniciativa de doação. As campanhas comunitárias acontecem de maneira independente, assim como as temáticas, a exemplo do Dia de Doar Kids, lançado em 2019 com o objetivo inspirar e trazer dicas para que as crianças conheçam mais sobre o assunto, descubram suas causas preferidas e também criem ações de doação.

O Dia do Doar surgiu nos Estados Unidos um ano antes de chegar ao Brasil, já se espalhou formalmente por 55 países e tem ações realizadas em 190 nações. Lá fora, a ação ganhou o nome de GivingTuesday. A iniciativa acontece sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças, o Thanksgiving Day celebrado em alguns países da América do Norte.

O Brasil se tornou um dos primeiros países a aderir à campanha criada em 2012 pela 92Y, organização sem fins lucrativos sediada em Nova Iorque, e tem a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), que faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação, como sua representante formal junto ao organizador. Hoje em dia o Dia de Doar é uma referência mundial para outros países que participam do movimento.

Veja os resultados da edição 2019:

R$ 2,3

milhões

30

campanhas

42

milhões

100

histórias

arrecadados na edição de 2019

comunitárias realizadas

de pessoas alcançadas

de doação compartilhadas

84d6160a-c98a-400c-8f91-89d5b2aae9c4_.jp

Foto: Acervo Dia de Doar

 
fundo-bis-logo-01.png

O Fundo BIS surgiu para apoiar, com recursos financeiros, a implementação e o desenvolvimento de soluções que ajudem a criar um ambiente favorável à cultura e à prática da doação no país, levando mais e mais pessoas a se tornarem doadoras de recursos para causas sociais, ambientais, científicas e culturais de finalidade pública, incluindo negócios de impacto.

Impulsionada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, a iniciativa nasceu de um grupo de organizações da sociedade civil com reconhecida atuação no campo socioambiental. A partir dessa construção, o Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) tornou-se o responsável pela realização e gestão do Fundo.

A governança do Fundo BIS inclui ainda um Comitê de Seleção, formado por voluntários que, além da reputação no setor, são ativistas da causa de doação de recursos para iniciativas públicas da sociedade.

A primeira edição do Fundo BIS foi realizada em 2017 e selecionou quatro projetos: Viralize, que conecta influenciadores digitais, organizações da sociedade civil e pessoas que querem apoiar causas sociais e ambientais; Marco Bancário de Doação, destinado a promover a inclusão financeira do terceiro setor; Pesquisa Comportamental sobre Doadores de Alta Renda; e Arredondamento no E-commerce, criado para facilitar micro doações em compras pela internet por meio do arredondamento de centavos. 

Dois anos depois, foi lançado o edital da segunda edição, com a distribuição de R$ 240 mil a projetos de plataformas, ferramentas, soluções e serviços inovadores que facilitem o encontro entre doadores e destinatários de recursos e ampliem a confiança, qualidade e eficiência nas relações entre doadores e organizações da sociedade civil que executam projetos.

Fundo BIS

 
Line separator
culutra de doação white.png

Diante do agravamento da pandemia e de seus efeitos para a população e da queda brutal de doações, conclamamos pessoas e empresas a retomarem o ritmo de doações ocorrido no ano passado.

"Este documento nasceu espontaneamente entre os membros do Movimento porque sentimos que precisamos reunir nossas vozes e sentimentos em um único, grande e forte apelo à sociedade," explica Joana Mortari, uma das fundadoras do Movimento e membro do Comitê Coordenador.

Com a Carta Aberta, queremos usar a voz de todos os signatários para ser ouvida ao longe. Queremos abrir espaço nas mídias sociais e na imprensa porque não podemos mais desperdiçar tempo. A realidade exige uma reação imediata e coletiva.

Leia e assine a carta!

Precisamos, com urgência, retomar o movimento de doações.

Carta Aberta

LOGO_MCD_AMARELO_horizontal.png

A pandemia completa um ano no Brasil. Ainda que dentro da imensidão da diversidade brasileira estejamos vivendo cenários extremamente diferentes, há algo em comum: estamos exaustos. Se no início nutrimos a expectativa de que a pandemia poderia ser rápida, hoje estamos cientes de que irá demorar bem mais do que pensávamos.


E é em meio a esse cansaço e certa desesperança, que atravessamos a pior fase da pandemia no País. O número de casos atinge seu pico e estamos próximos a um cenário de colapso dos hospitais. É findo também o auxílio emergencial e milhares de brasileiros voltam a estar abaixo da linha da pobreza.


Quando olhamos para o cenário das doações, grandes volumes de recursos foram doados endereçando questões extremamente importantes, fazendo uma diferença enorme na vida das pessoas com menos acesso a recursos, mas também percebemos a diminuição das doações desde outubro de 2020, o que seria algo esperado se a grande onda tivesse passado. Mas ainda não passou. A média diária de doações em março de 2020 foi de 108 milhões de reais, enquanto a de fevereiro de 2021 foi de 630 mil reais¹. Menos de um centésimo do que já foi.


Por isso, convidamos novamente a sociedade brasileira a respirar fundo, ir além de seu próprio desânimo e se mobilizar para mais uma rodada de doações.


É hora de doar. Hora de incorporar a doação na nossa vida diária.


De convocar cada um daqueles que podem - instituições, empresas, famílias e indivíduos - a ser parte do endereçamento à crise social que vivemos, da forma que puderem. Queremos reavivar a onda de doações que chacoalhou nosso país no ano passado - precisamos fazer mais uma vez essa mobilização!

 

Aos doadores individuais, nosso convite é: sigam doando. Encontrem as pessoas e organizações nas quais confiam e doem. A quem lhes fizer sentido e o quanto puderem. É sobre quantos de nós doa, mais do que sobre quanto cada um de nós pode doar.


Aos doadores institucionais, em especial, pedimos que estejam atentos às necessidades, que podem não ser as mesmas do início. É hora de perguntar e ouvir as organizações da sociedade civil. E também aqueles que recebem as doações, sobre suas necessidades. Pensar junto a eles sobre os efeitos que começam a reverberar em diversos campos. É preciso flexibilizar as vontades ou idéias próprias em prol de uma escuta profunda sobre quais as reais necessidades que nos acompanharão nesses próximos momentos. É sobre se abrir ao diálogo e, sim, seguir doando o máximo possível e aproveitar esse momento para olhar com coragem as questões sistêmicas do nosso país para que possamos construir uma sociedade mais justa e equânime.


Não podemos controlar uma pandemia, mas podemos contribuir para que seu legado seja uma sociedade mais unida, solidária e confiante. Doar é um grande passo nessa direção. Doar é um ato de cuidado e respeito.


Movimento por uma Cultura de Doação

Veja quem já assinou:

4Press

A Guarda-Chuva

ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos

ABRALE-Ass Brasileira de Linfoma e Leucemia

ABRASTA Associação Brasileira de Talassemia

Ação da Cidadania

Ações com Amor

AfroeducAÇÃO 

Aldeias Infantis SOS Brasil

AMA Balneário Piçarras

APAE Jaraguá do Sul

APF - Associação Paulista de Fundações

Associação Acorde

Associação Amor pra Down

Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom)

Associação Casazul

Associação Comunitária Monte Azul

Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé

Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia

Associação Prato Cheio

Associação Projeto Social Desenvolve

Associação Recreativa Esportiva Bloco do Beco

Associação Vaga Lume

Atados

Bairro da Juventude

Base Colaborativa

Benfeitoria

Bsocial

Capta SocioCultural

Casa Azul Conteúdo e Design para Sustentabilidade

Casa Santa Zita

Causei o Bem

CEAPS

Confluentes

CREN - Centro de Recuperação e Educação Nutricional

DALZOTTO MARKETING

Doa Araçatuba

Doa Brasil

Doare

Doecash.com.br

Editora MOL

Emanuele Mattiello Produções

Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público

Famílias pelo Clima

Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Gacc Sergipe

GACC SERGIPE

GASTROMOTIVA

GEM Paz - Grupo de Espiritismo e Magnetismo da Paz

GIFE

GRAACC

Greenpeace Brasil

Grifa

Hospital Pequeno Príncipe

IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Impacto por ELAS

Instituto ACP

Instituto Alcoa

Instituto Alexandre e Heloisa Beldi

Instituto Alok

Instituto Beaba (be-a-bá)

Instituto Beatriz e Lauro Fiuz

Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM)

Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)

Instituto de Mulheres Negras Luiza Mahin

Instituto Elos

Instituto Fazendo História

Instituto Fefig

Instituto humanize

Instituto Jardins da Infância

Instituto Liga Social

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Instituto Moinho Cultural Sul-Americano

Instituto MOL | Editora MOL

Instituto Phi

Instituto Positivo

Instituto Pró Saber SP

Instituto Protea e Cristina Assumpção

Instituto Sabin

Instituto Serendipidade

Instituto Social Ágatha

Instituto Velho Amigo

Institutos Moinho Cultural sul-americano (Cia de dança do Pantanal)

Latimpacto - Rede Latinoamericana de Venture Philanthropy

Marcelo Nonohay - MGN

Mauá Capital

Mercedes Lachmann

Mobiliza

Mobilize Global

Movimento Arredondar

Movimento Bem Maior

Movimento Doa Sergipe

MySocial Digital

NeuroConecte

Noetá

P A L A F I T A S Jornadas de Aprendizagem

Pacto pela Saúde Mental em São Paulo

Parágrafo Comunicação

Plan International Brasil

PLKC Advogados

ponteAponte

PORCausa

Projeto Arrastão

Projeto Saúde e Alegria

Projeto Saúde e Alegria / CEAPS

RBdC - Rede Brasileira de Conselhos

Rede Filantropia

Repensar Consultoria

REPROTAI

Rita Prado

SAAP - Associação dos Amigos de Alto dos Pinheiros

Semeando Terceiro Setor

Sempre FEA

SITAWI Finanças do Bem

Social Docs

Splice do Brasil  / Centro Universitário FACENS / Centro Universitário Newton Paiva

Synergos

T3 Consultoria para o Terceiro Setor

Think Olga

Todo Dia é Dia de Doar Kids

Trackmob Soluções Digitais

Trade Social

Umbigo do Mundo

Alcione Moreira Marques

Acsa Rebeca Gomes de Oliveira

Alessandra Martins

Alexandre Vasserman

Ana Biglione

Ana Flávia Ferreira

Ana Gabriela Mingrone

Anamaria Pelegrini

André de Pina dos Santos

André Oliveira

Andrea F. Andrezo

Andrea Wolffenbüttel

Andressa Iovine Martins

Angela Nunes

Antonio Luiz

Barbara Bijos Maués

Barbara Panseri

Beatriz Bouskela

Beatriz Zancaner

Bettina Martins Castro

Bia Fiuza

Bianca Mariano Porto

Camila Aloi

Camila Cheibub Figueiredo

Carla Cabrera Duarte

Carlos Fabiano

Carola MB Matarazzo

Carolina da Costa

Caroline Aquino

Cássio Casseb

Célia Cruz

Célia Schlithler

Christiane Ruegg

Christofer Müller

Cindy Lessa

Cláudia Taddei

Cláudio Ricaldoni

Cris Oestreicher

Cristina L. Assumpção

Cynthia Betti

Daiane Dultra

Daniel Medeiros

Daniel Morais

Daniela Gomes dos Santos

Daniela Nascimento Fainberg

Daniela Sinhorini de Moura

Daniela Vasconcellos

Daniela Weiers

Daniele Carneiro

Daniele Próspero

Daniella Ghertman

Danielle Dalzotto

Danielle Fiabane

Deborah Wright

Denis Carneiro

Denise de Abreu Sofiatti Dalmarco

Diego de Souza Cotta

Eduardo Maércio Fróes

Elaine Cristina coutinho

Eliana Neves

Elisa Araujo Lima

Elizabete Andrade Siegel Barbosa

Emanuele Weber Mattiello

Erika Sanchez Saez

Ety Cristina Forte Carneiro

Eugenio Scannavino Netto

Everton Freitas Oliveira

Fabio Deboni

Fernanda Prado

Fernanda Vianna

Fernanda Vianna Prado

Fernando Antonio Cavanha Gaia

Fernando Nogueira

Flavia Lang Revkolevsky

Flavia Regina de Souza Oliveira

Francine Lopes Fernandes

Gabriel Cardoso

Gabriela Franco

Gabriela Haddad

Gabriela Souza

Gabrielly Domingues da Silva

Gilvanira Neres dos Santos

Guiné Silva

Henri zylberstajn

Henry Grazinoli

Hugo Pedro Guornik

Igor Damianof

Isabel Aché Pillar

Ivaneide Bandeira Cardozo

Janiele Pereira da Silva

Jéssica Lopes

Jessika Rodrigues Amorim

Joana Lee Ribeiro Mortari

Joana Passos Miraglia

João Pinheiro Nogueira Batista

Joice Godoi Garcia

Jonas de Araujo Lima

Jose G Monforte

José Renato Simão Borges

Juliana Opípari

Karen Polaz

Karine Dias

Kauan Coelho

Lais Mascarenhas

Laís Naoko Higashi

Lauro Fiuza

Leandro Andrade

Leandro Jahel

Leonardo Letelier

Liana Porto

Luciana Moreira

Luciana Peixoto

Lucineide da Cruz Fonseca

Luisa Lima

Luiza Valle

Marcelo Douek

Marcelo Guedes de Nonohay

Márcia do Prado Figueiras

Márcia Kalvon Woods

Márcia Rolon

Marcos Pinheiro

Maria Cecilia Lins

Maria Celia Cruz

Maria Clezia Pinto de Santana

Maria Cristina Gonçalves

Maria de Lourdes da Conceição Nascimento

Maria Izabel Toro

Maria La Croix Elias

Maria Lyra Muller

Maria Paula Mansur Mäder

Maria Paz

Maria Regina Ermírio de Moraes

Maria Teresa Alvarez

Mariana Brunini

Mariana Costa de Carvalho

Mariana de Salles Oliveira

Marina Cipolla

Marina Lopes Altahyde

Marta Ferreira

Marta Souza

Mercedes Lachmann

Merula Steagall

Michèle Chedid

Michele Rocha

Milena Fávero

Monica Silva de Oliveira

Nadia Rebouças

Nelson Cury

Nicole MPF Hoedemaker

Pamella Canato

Paola Wescher

Patricia Lobaccaro

Patricia Mussi

Patrícia Pinheiro

Paula Cavalcante

Paula Chang

Paula Fabiani

Paula Tiemi

Pricila Lorentz Müller

Priscila Pasqualin

Priscilla Cantanhede

Professor Loriberto Filho

Rafael Maretti

Rafaela Carvalho

Regina Helou

Renata Barbosa Romero

Renata Biselli

Renata Furiati

Renata Saavedra

Renate Renate Meyer Sanches

Ricardo Lauricella

Richard A. Castilla Sippli

Rita de Cássia Ribeiro

Rita Prado

Roberta Faria

Rodrigo Alvarez

Rodrigo Bueno

Rodrigo Pipponzi

Rodrigo Rubido Alonso

Sabrina dos Santos Miguel

Selma Bertagnoli

Sheila Pistori

Silvia Daskal

Silvia Prada

Silvia Zanotti Magalhães

Simone Aureliano

Simone Kubric Lederman

Stefani Ceolla

Taciane Campos

Talita Verônica da Silva

Tati Leite

Tatiana Bizzi

Tatiana Fauza

Tatiane Anjos

Teresa Harari

Thais Amayo de Benedek Lopes

Thais Barros Beldi

Thaís Iannarelli

Thalita Salgado

Thiago Alvim

Ulla Ribeiro Araujo

Ute Craemer

William Mimassi Pedroso

Wilson Reginatto Jr

Zeca Teodoro

Zilá Moreira Garai da Silva