aaron-blanco-tejedor-yH18lOSaZVQ-unsplas
Line separator

Quem somos

Foto: Aaron Blanco Tejedor - Unsplash

O Movimento por uma Cultura de Doação nasceu para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura.

Acreditamos que, para que nosso país consiga desenvolver plenamente seus potenciais, precisamos trabalhar juntos, cultivando a doação e o engajamento de toda a sociedade em causas e projetos de transformação social e ambiental geridos e executados por organizações da sociedade civil. Elas têm um papel fundamental na gestão e execução de iniciativas de interesse coletivo e necessitam fortalecer-se institucional para ampliar sua contribuição para a sociedade. 

O Movimento por uma Cultura de Doação foi criado em 2012 como uma articulação ampla, formada por pessoas físicas e jurídicas que se organizaram voluntariamente, de maneira informal e orgânica, para semear e germinar ideias para promover a doação no Brasil. Somos uma rede aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema.

Iniciativas de sucesso, como o Dia de Doar e o Fundo BIS, que financia  soluções para a expansão da doação no Brasil, são exemplos de sementes que foram plantadas e regadas pelo Movimento.

Com o objetivo de fortalecer institucionalmente esse trabalho e impulsionar nosso ecossistema, mais recentemente criamos uma Força-tarefa que tem a intenção de convocar uma ação coletiva e estratégica para a promoção da cultura de doação no Brasil, orientada por um Documento de Diretrizes para 2020-2025. Esperamos, com ela, convidar novos atores a investirem e trabalharem pela nossa causa, orientar quem já está atuando e fomentar novas iniciativas articuladas no campo.

ilust2-03.png
close-up-of-hand-over-white-background-2

Manifesto

Sonhamos com uma sociedade onde as pessoas doam generosamente. Onde causas e organizações recebem os recursos necessários para cumprir seu papel e compor uma sociedade civil organizada, vibrante, potente e autônoma, fortalecendo, assim, a democracia. Onde cada cidadão tem consciência do seu papel social e da relevância da sua doação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da sua comunidade e do nosso país. Onde doar se tornou cultura.

Unidos por esse sonho comum e por acreditar na doação como um elemento central para a construção do país que queremos, construímos juntos o Movimento por uma Cultura de Doação. Pra quem acredita que uma sociedade mais justa é possível e está disposto a trabalhar para fazê-la acontecer. Um espaço para refletir, estudar, compreender e unir forças, mentes e corações para encontrar os caminhos para construir e fortalecer a cultura de doação no Brasil, porque acreditamos que é o melhor que podemos fazer pelo nosso país. E porque teimamos em acreditar que sim, é possível.

Texto construído a diversas mãos, finalizado graciosamente por Tati Piva

Foto: Pixabay - Pexels

 
 

2022

Estamos em construção desta etapa.

Uma trajetória de cocriação

A história do Movimento por uma Cultura de Doação é fruto de um processo de atuação em rede e co-criação que tem envolvido, nos últimos anos, um grande número de lideranças de organizações da sociedade civil que executam ações sociais e ambientais e de instituições gestoras de recursos destinados à filantropia no Brasil. A seguir, você conhece os principais marcos dessa trajetória.

Incubação

Logo_GIFE-01.png