aaron-blanco-tejedor-yH18lOSaZVQ-unsplas

Quem somos

Foto: Aaron Blanco Tejedor - Unsplash

O Movimento por uma Cultura de Doação nasceu para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação como parte de nossa cultura.

Acreditamos que, para que nosso país consiga desenvolver plenamente seus potenciais, precisamos trabalhar juntos, cultivando a doação e o engajamento de toda a sociedade em causas e projetos de transformação social e ambiental geridos e executados por organizações da sociedade civil. Elas têm um papel fundamental na gestão e execução de iniciativas de interesse coletivo e necessitam fortalecer-se institucional para ampliar sua contribuição para a sociedade. 

O Movimento por uma Cultura de Doação foi criado em 2012 como uma articulação ampla, formada por pessoas físicas e jurídicas que se organizaram voluntariamente, de maneira informal e orgânica, para semear e germinar ideias para promover a doação no Brasil. Somos uma rede aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema.

Iniciativas de sucesso, como o Dia de Doar e o Fundo BIS, que financia  soluções para a expansão da doação no Brasil, são exemplos de sementes que foram plantadas e regadas pelo Movimento.

Com o objetivo de fortalecer institucionalmente esse trabalho e impulsionar nosso ecossistema, mais recentemente criamos uma Força-tarefa que tem a intenção de convocar uma ação coletiva e estratégica para a promoção da cultura de doação no Brasil, orientada por um Documento de Diretrizes para 2020-2025. Esperamos, com ela, convidar novos atores a investirem e trabalharem pela nossa causa, orientar quem já está atuando e fomentar novas iniciativas articuladas no campo.

close-up-of-hand-over-white-background-2

Manifesto

Sonhamos com uma sociedade onde as pessoas doam generosamente. Onde causas e organizações recebem os recursos necessários para cumprir seu papel e compor uma sociedade civil organizada, vibrante, potente e autônoma, fortalecendo, assim, a democracia. Onde cada cidadão tem consciência do seu papel social e da relevância da sua doação para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, da sua comunidade e do nosso país. Onde doar se tornou cultura.

Unidos por esse sonho comum e por acreditar na doação como um elemento central para a construção do país que queremos, construímos juntos o Movimento por uma Cultura de Doação. Pra quem acredita que uma sociedade mais justa é possível e está disposto a trabalhar para fazê-la acontecer. Um espaço para refletir, estudar, compreender e unir forças, mentes e corações para encontrar os caminhos para construir e fortalecer a cultura de doação no Brasil, porque acreditamos que é o melhor que podemos fazer pelo nosso país. E porque teimamos em acreditar que sim, é possível.

Texto construído a diversas mãos, finalizado graciosamente por Tati Piva

Foto: Pixabay - Pexels

 
 

Uma trajetória de co-criação

A história do Movimento por uma Cultura de Doação é fruto de um processo de atuação em rede e co-criação que tem envolvido, nos últimos anos, um grande número de lideranças de organizações da sociedade civil que executam ações sociais e ambientais e de instituições gestoras de recursos destinados à filantropia no Brasil. A seguir, você conhece os principais marcos dessa trajetória.

2011

Tudo começou com uma discussão levantada em 2011 por Joana Lee Ribeiro Mortari, diretora da Associação Acorde sobre sua vontade de levar à grande classe média brasileira uma conversa que parecia estar restrita a círculos de empresas, famílias e fundações filantrópicas: a importância do doar.

 

Doações feitas por indivíduos são um mecanismo de financiamento das organizações da sociedade civil, possibilitando seu desenvolvimento de maneira forte e independente, com liberdade para endereçar as causas que defendem e a possibilidade de planejamento de médio e longo prazo.

Governança

O Movimento por uma Cultura de Doação é uma rede aberta, colaborativa, de pessoas e organizações engajadas em promover a cultura de doação no Brasil. Contamos com apoio do GIFE como nossa incubadora, por onde operamos administrativamente. Temos uma estrutura de governança colegiada, organizada em comitês. Contamos com uma coordenação executiva contratada, que faz a gestão dos projetos, da comunicação e do relacionamento com parceiros. Nosso principal canal de comunicação é um grupo ativo,  no  Whatsapp, formado por mais de 130 pessoas que trocam ideias, conhecimentos e referências nacionais e internacionais para inspirar e promover a cultura de doação no país.

Incubação

Comitê Coordenador

Coordenação Executiva

Nossa rede

Andrea Wolffenbuttel (IDIS)

Danielle Fiabane (Tear Consultoria) 

Erika Saez (GIFE)

Joana Lee Ribeiro Mortari (Associação Acorde)

Marcia Woods (ABCR e Fundação José Luiz Egydio Setúbal)

Mariana Brunini

Alexandre Vasserman I Ana Biglione I Ana Carolina Velasco I Anderson Benites I Anna Livia Arida I Andréa Wolffenbüttel I Bartira Almeida I Beatriz Bouskela I Camila Cheibub Figueiredo I Carlos Fabiano Carrano I Carlos Roberto Roncaglio I Carola Matarazzo I

Carolina Arruda Botelho I Cássio Aoqui I Charles Rosenburst I Christofer Müller I

Cristhiane Oestreicher I Daniela Fainberg I Daniela Weiers I Danielle Fiabane I

Débora Borges I Debora Santos de Conti I Elpís Ziouva I Erika Sanchez Saez I

Flora Botelho I Graciela Hopstein I Greta Salvi I Gustavo Bernardino I

Hugo Pedro Guornik I Inês Lafer I Irina Bullara I Joana Mortari I

João Paulo Vergueiro I Juliana Gomes Ramalho Monteiro I Karen Polaz I

Lais Lopes I Laura Motta I Leonardo Brant I Lorena Braga I Lucas Lourenço I

Luisa Lima I Luiza Serpa I Marcella Thomaz Monteiro de Barros Teixeira Coelho I

Marcelo Furtado I Marcia Kalvon Woods I Marcio Black I Maria Cecilia Lins I

Mariana Brunini I Mariana de Salles Oliveira I Mariana Moraes I Marina Pechlivanis I

Marcelo Douek I Natália Ferrari I Nadya Hernandez I Nina Valentini I Pamela Ribeiro I

Patricia Lobaccaro I Patricia Kunrath Silva I Patricia Mussi I Paula Fabiani I Priscila Pasqualin I

Rafael Marques Cavalcante I Rafael Maretti I Rafaela Carvalho I Raphael Weber Zimmermann I

Raquel Anon I Raquel Barbosa Rogoschewski I Renata Biselli I Renata Monteiro I Ricardo Lauricella I Richard Sippli I Rodrigo Alvarez I Roberta Faria I Rodrigo Pipponzi I Ruy Fortini I Sara Mota Melão I Silvia Daskal I Silvia Morais I Tatiana Leite I Tatiana Piva I Thaís Iannarelli I Thiago Cavalli Azambuja I Victor Graça I Wagner Silva

 

Av. Brigadeiro Faria Lima , 2413 conj. 11 – 1° andar
Jd. Paulistano - São Paulo - SP | 
movimento@doar.org.br

  • Linkedin
  • YouTube
  • Instagram

Apoio: