top of page

GT Antirracista do MCD planeja ações de combate ao racismo institucional na Cultura de Doação



Com informações do GT Antirracista do MCD



Criado em 2020 para aprofundar conversas sobre a promoção da equidade racial e o combate ao racismo na Filantropia, o Grupo de Trabalho Antirracista do Movimento por uma Cultura de Doação (GTAR/MCD) realizou um levantamento com os integrantes do MCD, a fim de saber o quanto conhecem e estão interessados no tema do racismo para traçar estratégias de ação. Entre os dias 12 e 19 de agosto, período em que o questionário foi aplicado, 127 pessoas responderam, o que representa 51,6% do grupo atual do Movimento.


A pesquisa, ao mesmo tempo em que mostrou o interesse da maioria em debates sobre racismo e formas de combatê-lo, evidenciou ainda a necessidade de se aprofundar temas relacionados, como racismo estrutural, pacto narcísico da branquitude, vieses inconscientes e colorismo.


“O MCD é um grupo majoritariamente branco, mas mostrou uma expressiva compreensão deste tema ser tratado de forma estruturante e já apontou muitas dúvidas conceituais e interesse em novas etapas de capacitação e aprimoramento. Estamos felizes com isso e vamos criar ações com parceiros especialistas no tema”, explicou Mariana Brunini, coordenadora executiva do Movimento.


Outro ponto importante abordado na pesquisa diz respeito à liderança negra: perguntados se sua organização foi fundada ou é liderada por pessoas negras, apenas 4,6% responderam que sim. Com os resultados coletados, o grupo de trabalho se dedicará a buscar formas para contribuir para a redução do abismo entre intenção e ação de combate ao racismo na filantropia.


Os resultados do levantamento do GTAR foram compartilhados com o grupo no encontro “Como a sua prática de doação pode estar promovendo o racismo”, realizado pelo MCD durante a programação do mês da filantropia negra (ou, em seu nome original, Black Philanthropy Month, celebrado em agosto). O debate teve participação de Aline Odara, idealizadora do primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras do Brasil, e Gelson Henrique, Coordenador Executivo da Iniciativa PIPA; com mediação comentada de Mariana Brunini, coordenadora-executiva do MCD.



 

Este conteúdo contempla as diretrizes 1, 4 e 5 do Movimento

por uma Cultura de Doação. Conheça aqui as diretrizes.

horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on
horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on

Cadastre seu e-mail

E acompanhe as novidades sobre cultura de doação.

bottom of page