top of page

Novo artigo aborda práticas regenerativas de doação





Já está disponível para download o artigo 'Um Olhar Contemporâneo para a Filantropia: Práticas Regenerativas de Doação', de Ana Biglione e Joana Mortari. A publicação, que busca aprofundar a compreensão sobre padrões de pensamento que influenciam a prática da doação no contexto brasileiro, é uma realização da iniciativa Philó - Práticas Filantrópicas, com apoio do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.


Além de realizar um resgate histórico mostrando como se formou a filantropia brasileira atual, que, segundo as autores, se distancia do conceito original – e mais amplo – do termo, o artigo se propõe ainda a discutir caminhos inovadores para a prática da doação a partir de ideias desenvolvidas nos campos econômico e filantrópico, com atenção especial àquelas que têm sido denominadas "regenerativas".


Para as autoras, o cenário de cansaço e certa inquietação sentidos por profissionais envolvidos há anos com o campo filantrópico anuncia uma possível mudança, mas é preciso estarmos atentos. "Tem uma lógica que está presente em todo o campo filantrópico – e no mundo – e que reproduzimos sem nos darmos conta. Tanto empresas, quanto organizações sociais, todos somos parte disso", escreveu Ana Biglione em sua conta do Linkedin.


"A escrita deste artigo é a nossa forma de tentar adentrar este novo que se aproxima e cooperar com o seu surgimento, problematizando as práticas atuais e buscando enxergar possibilidades de práticas filantrópicas que possam estabelecer novas dinâmicas de relação e regenerar o campo, a nós mesmos e a nossa sociedade", destacam as autoras.


A artigo está disponível para download na Sinapse - biblioteca virtual do investimento social do GIFE, neste link.

horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on
horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on

Cadastre seu e-mail

E acompanhe as novidades sobre cultura de doação.

bottom of page