top of page

Plataforma MAIS traça raio X do terceiro setor com foco em critérios ESG



Publicado originalmente no Portal Exame


Por Esfera Brasil

Imagem: Divulgação



Mais de 85% das organizações sociais do Brasil têm como foco a erradicação da pobreza, temática que se tornou ainda mais relevante considerando que o país voltou para Mapa da Fome e tem a pobreza como uma questão relevante após a pandemia. O levantamento é da plataforma MAIS - Mapa do Impacto Social, um banco de dados sobre o terceiro setor brasileiro que leva em consideração o impacto que as organizações geram no alcance da Agenda 2030, da ONU. No caso, a erradicação da pobreza representa o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1.

O MAIS ainda aponta que quase 85% das organizações estão alinhadas ao ODS 10 (Redução das desigualdades), e mais de 76% colaboram com o ODS 16 (Paz, justiça e instituições eficazes). Porém, apenas 21% estão ligadas ao ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico). E com representatividades ainda menores, apenas 15% possuem suas atividades principais relacionadas o ODS 4 (Educação de qualidade) e 0,5% das OSCs têm suas atuações alinhadas ao eixo Ambiental.

“Em sua primeira versão o MAIS trouxe um raio X do terceiro setor no Brasil, mas não vamos parar nisso, estamos com um plano audacioso de trazer visibilidade para todo o setor de impacto incluindo iniciativas individuais, de coletivos sem pessoa jurídica e de negócios sociais e de impacto”, diz Flora Bitancourt, CEO da Impact Beyound, consultoria coidealizadora do projeto.

O banco de dados do MAIS considera a segurança, proteção e confiabilidade das informações que são tratadas conforme a LGPD e é fruto da união de parceiros que colaboram para fortalecer o terceiro setor no Brasil. O projeto foi coidealizado pela Impact Beyound e Instituto Phi e já possui mais de 30 parceiros e apoiadores, incluindo SEALL, Sintetizo, Ambev Voa, Movimento Bem Maior, Humanize, Movimento Por Uma Cultura de Doação, e Mercado Livre. --

Leia a matéria completa aqui.

horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on
horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on

Cadastre seu e-mail

E acompanhe as novidades sobre cultura de doação.

bottom of page