top of page

Sociedade Viva: conheça essa iniciativa apoiada pelo MCD!


Reprodução: Sociedade Viva

Existem ONGs de várias origens e variados tamanhos, elas podem ser pequenas, criadas por lideranças comunitárias, ou de grande porte. Podem ter sido fundadas no Brasil, mas existem as que nasceram em outros países e passaram a trabalhar no nosso país. Estas organizações estão presentes no dia a dia de inúmeras comunidades, ajudando a manter acesa a esperança de uma vida melhor para muitas pessoas, onde carregam o sonho comum de construir um país melhor.


Há organizações espalhadas por todo o Brasil, neste país de dimensão continental, onde trabalham com as mais diversas causas e enfrentam os mais diversos desafios para realizar suas atividades. O funcionamento destas organizações só é possível porque recebem recursos financeiros para, entre outras coisas, contratar pessoas, implementar projetos ou ter uma sede para realizar suas atividades. Pois mesmo contando com o apoio de milhares de voluntários, as organizações precisam contratar pessoas para realizar as mais variadas atividades. Por exemplo, médicos, profissionais da área financeira e de recursos humanos, professores, administradores, biólogos, pesquisadores, comunicadores, advogados, assistentes sociais e muitos outros colaboradores.


Os recursos financeiros, que garantem seu funcionamento, vêm de doações de milhares de pessoas e também de empresas, fundações e institutos filantrópicos. Apenas 17% das ONGs recebem recursos públicos de prefeituras, estados e do governo federal, através de parcerias, prestação de serviços ou financiamento público. Tudo isso é acompanhado pelos órgãos de fiscalização.


Hoje, em torno de 6 milhões de pessoas no Brasil trabalham no Terceiro Setor, segundo a FIPE (2023), um número muito expressivo e que mostra o impacto dessas organizações para a sociedade. Além de ajudar na construção de um país melhor, o setor também gera emprego e renda para milhões de brasileiros.


Somos milhões de profissionais que se dedicam a quem mais precisa, milhões de pessoas que se voluntariam ou doam para iniciativas que transformam vidas. A Sociedade Viva é uma iniciativa criada para mostrar a importância e o impacto do trabalho das ONGs ou Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a população e a democracia brasileira.

Queremos CONECTAR pessoas, MOBILIZAR em torno de causas justas e TRANSFORMAR o Brasil.


Diversas instituições representativas do terceiro setor no Brasil se organizaram em rede para liderar esta iniciativa. São elas: ABCR, Abong - Democracia, Direitos e Bens Comuns , GIFE , PLATAFORMA MROSC, Observatório do Terceiro Setor e Movimento por uma Cultura de Doação.


 

Saiba mais sobre o Sociedade Viva: https://sociedadeviva.org.br/fazacontecer.html



horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on
horizontal-shot-of-pretty-woman-with-pleasant-smile-on-face-enjoys-online-communication-on

Cadastre seu e-mail

E acompanhe as novidades sobre cultura de doação.

bottom of page