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Aprofundamento da Pesquisa Doação Brasil 2024

  • culturadedoar
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura

Um resumo completo do debate sobre confiança e doação com o Idis, Ipsos e integrantes do Movimento por uma Cultura de Doação


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Encontro presencial para debate e aprofundamento dos resultados

22 de agosto de 2025

Público: integrantes do MCD

Anfitriões: Luisa Lima, Idis e Andrea Wolffenbüttel, Consultora


  1. Primeira parte: exposição dos dados de contexto e de resultados selecionados da pesquisa, por Rafael Pisetta, pesquisador da IPSOS


CONFIANÇA foi um aspecto central do diálogo:

  • O quanto a desconfiança se traduz em doação ou não?

  • Quais aprendizados sobre confiança se traduzem em práticas de doação?


Algumas pontos:

  • Transparência:

    • Entender e mostrar para onde está indo a doação é fundamental

    • Os grandes doadores exigem transparência, mas não têm transparência (temos pouco acesso por exemplo a quanto doam)

    • A desconfiança é maior do que apenas questão de transparência e prestação de conta. 


  • Olhar para o macro e para contexto:

    • A desconfiança é generalizada, é global, não acontece apenas em relação às ONGs

    • Exemplo: big techs influenciam e criam barreiras para a comunicação das ONGs / as dificuldades são mais profundas

    • Polarização política com um dos lados atacando sistematicamente as ONGs


“Seria surpreende, no contexto em que vivemos, se as pessoas confiassem nas ONGs”.

  • Doações emergenciais:

    • A população pode desconfiar do papel das ONGs, mas ela vai doar na hora da emergência


  • Interessante a conexão entre consumo e doação

    • Vide a relação de consumo e riqueza da tese de Michael Alcoforado


  • Perfil do doador (faltam mais informações sobre doadores brasileiros):

    •  O mundo está ficando mais conservador, talvez a desconfiança também tenha a ver com isso

    • Conversar com esses públicos é um desafio, mas é algo que deve ser feito (pesquisa Morada Comum, Tati Piva)


  • Mídia e influencers:

    • Mídia: ou traz uma visão assistencial ou está cobrindo um escândalo

      • Tem papel fundamental em trazer credibilidade

    • Papel dos influencers na construção da confiança e credibilidade das ONGs, inclusive micro-influenciadores (fenômeno Felca)


  • Monitoramento e avaliação:

    • Iniciativas de monitoramento do terceiro setor são importantes para identificar causas da falta de confiança.

    • Pessoas estão interessadas no impacto, no resultados do dinheiro doado

    • Quanto a avaliação de impacto contribui para construção de confiança (hipótese da tese de mestrado da Vera)?


  • Confiança está nas relações (Igrejas e rede de amigos)

    • Importância de falar sobre as doações – a proximidade gera doações - e falar sobre o impacto provocado

    • Nos enxergarmos como nós de rede, pessoas próximas que podemos converter

    • Gestão da comunidade (menos espalhar e mais olhar para quem está perto)

    • Pessoas confiam mais depois que entram em contato com a mesma informação em 4 lugares diferentes


  • Qualificar o tipo de cultura de doação que queremos ter

    • É um tópico difícil de lidar, pois ainda estamos em um passo anterior de aumentar a doação (criar uma cultura), mas no MCD também vemos como importante esse tema.



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Produzido pela equipe do Movimento por uma Cultura de Doação 2024

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