Aprofundamento da Pesquisa Doação Brasil 2024
- culturadedoar
- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Um resumo completo do debate sobre confiança e doação com o Idis, Ipsos e integrantes do Movimento por uma Cultura de Doação

Encontro presencial para debate e aprofundamento dos resultados
22 de agosto de 2025
Público: integrantes do MCD
Anfitriões: Luisa Lima, Idis e Andrea Wolffenbüttel, Consultora
Primeira parte: exposição dos dados de contexto e de resultados selecionados da pesquisa, por Rafael Pisetta, pesquisador da IPSOS
CONFIANÇA foi um aspecto central do diálogo:
O quanto a desconfiança se traduz em doação ou não?
Quais aprendizados sobre confiança se traduzem em práticas de doação?
Algumas pontos:
Transparência:
Entender e mostrar para onde está indo a doação é fundamental
Os grandes doadores exigem transparência, mas não têm transparência (temos pouco acesso por exemplo a quanto doam)
A desconfiança é maior do que apenas questão de transparência e prestação de conta.
Olhar para o macro e para contexto:
A desconfiança é generalizada, é global, não acontece apenas em relação às ONGs
Exemplo: big techs influenciam e criam barreiras para a comunicação das ONGs / as dificuldades são mais profundas
Polarização política com um dos lados atacando sistematicamente as ONGs
“Seria surpreende, no contexto em que vivemos, se as pessoas confiassem nas ONGs”.
Doações emergenciais:
A população pode desconfiar do papel das ONGs, mas ela vai doar na hora da emergência
Interessante a conexão entre consumo e doação
Vide a relação de consumo e riqueza da tese de Michael Alcoforado
Perfil do doador (faltam mais informações sobre doadores brasileiros):
O mundo está ficando mais conservador, talvez a desconfiança também tenha a ver com isso
Conversar com esses públicos é um desafio, mas é algo que deve ser feito (pesquisa Morada Comum, Tati Piva)
Mídia e influencers:
Mídia: ou traz uma visão assistencial ou está cobrindo um escândalo
Tem papel fundamental em trazer credibilidade
Papel dos influencers na construção da confiança e credibilidade das ONGs, inclusive micro-influenciadores (fenômeno Felca)
Monitoramento e avaliação:
Iniciativas de monitoramento do terceiro setor são importantes para identificar causas da falta de confiança.
Pessoas estão interessadas no impacto, no resultados do dinheiro doado
Quanto a avaliação de impacto contribui para construção de confiança (hipótese da tese de mestrado da Vera)?
Confiança está nas relações (Igrejas e rede de amigos)
Importância de falar sobre as doações – a proximidade gera doações - e falar sobre o impacto provocado
Nos enxergarmos como nós de rede, pessoas próximas que podemos converter
Gestão da comunidade (menos espalhar e mais olhar para quem está perto)
Pessoas confiam mais depois que entram em contato com a mesma informação em 4 lugares diferentes
Qualificar o tipo de cultura de doação que queremos ter
É um tópico difícil de lidar, pois ainda estamos em um passo anterior de aumentar a doação (criar uma cultura), mas no MCD também vemos como importante esse tema.


